7 dicas imprescindíveis para donos de restaurantes
Ser dono de um negócio é saber que há muito em jogo: você tem uma equipe para gerenciar, finanças para verificar e clientes para satisfazer. Essa tríade deve estar perfeita. Caso contrário, tudo pode vir por terra. Por isso, buscar informações e saber pequenos "macetes" é interessante para você, dono de restaurante.O OneMenu separou 7 dicas para donos de restaurantes.
7 dicas imprescindíveis para donos de restaurantes
1. Saiba que consistência é o nome do jogo
Se há uma coisa que todo proprietário de restaurante deve ter em mente ao levar seu negócio ao sucesso é a ideia de consistência. Não importa se você é um pequeno café ou um grande restaurante no centro de uma grande cidade. Fornecer consistência acabará por determinar seu sucesso ao longo do tempo.Dos padrões de qualidade dos alimentos à experiência do cliente, a consistência é um conceito que surgirá repetidamente. Pode ser extremamente difícil manter a consistência todos os dias, mas vale a pena. Se a consistência parecer impossível de manter, talvez seja hora de repensar quais medidas precisam ser tomadas para torná-la mais viável.
2. Mesmo sendo dono de restaurante, dedique-se também aos assuntos administrativos
Como proprietário, é seu trabalho manter o navio em andamento ou contratar uma equipe em que possa confiar. Para tudo o mais que não tem nada a ver com serviços de alimentação (por exemplo, finanças, RH, folha de pagamento, contabilidade etc.), os proprietários precisam ter um navio rígido. Muitos proprietários são ex-chefs ou frequentaram escolas de culinária, onde esses princípios para administrar pequenas empresas podem não ter sido ensinados.É sua responsabilidade assumir essas tarefas administrativas também ou cercar-se de pessoas que o ajudarão.
3. Avalie cuidadosamente sua expansão
Muitos restaurantes têm a sorte de ter sucesso suficiente, onde podem pensar em expansão. Entretanto, o crescimento insustentável pode derrubar praticamente qualquer empresa de qualquer setor, portanto, os proprietários de restaurantes precisam ser particularmente cuidadosos.Existem muitos perigos envolvidos na abertura de novas unidades. Para os novos proprietários que desejam abrir um novo restaurante, a localização é importante, mas tente perceber se esse lugar pode abrigar seu crescimento ou não.
4. Abrace e escute quem te critica
Você gostando ou odiando, uma coisa é certa: a internet desempenha um papel importante na aquisição de novos clientes. Muitos acham que lidar com sites de avaliações on-line pode parecer injusto ou perda de tempo, mas há muito em jogo para ignorá-los.Quando alguém deixar uma crítica para o seu restaurante, reconheça essa pessoa - boa ou ruim. Especialmente se a revisão foi deixada em um local em que os usuários possam ver seu envolvimento com os revisores, isso mostra que você se preocupa em melhorar a experiência do cliente.Outra coisa importante a ter em mente é incentivar os clientes a deixar comentários. Se a consistência e os altos padrões forem respeitados, sua pontuação geral de revisão será maior com o passar do tempo e sua imagem será cada dia maior.
5. Seja esperto(a) na hora das compras
Sempre há maneiras de economizar em certos custos, mas não deixe que esse desejo sacrifique a qualidade. Os clientes podem não falarem o que os desagradam, mas muitos podem perceber a qualidade dos ingredientes. Pesquise, pesquise e pesquise antes de comprar.Isso também significa não seguir na direção oposta e comprar os mais caros ingredientes ou abrir a carteira para móveis e decoração muito caros. Por exemplo, se você acha que seu restaurante pode se beneficiar de uma nova linha de cadeiras e bancos, é muito fácil gastar muito. Pode ser tentador comprar alguns móveis da moda de um designer popular. Entretanto, alguns fornecedores têm programas comerciais nos quais você pode obter preços por volume e se conectar a uma lista com curadoria de designers e arquitetos para consulta.
6. Estabeleça sua presença online
Todo restaurante precisa estabelecer uma presença consistente e on-line. Isso significa reivindicar todos os perfis de negócios que você pode ter nas mídias sociais e aplicativos, analisar sites agregadores e outros diretórios locais.Se há uma coisa em que muitos restaurantes falham, é no site deles. Com tantas opções acessíveis para hospedagem e design de sites, não há motivo para que o site do seu restaurante não seja atualizado regularmente com seu menu, local e horário, links de mídia social e imagens.Como muitos clientes novos visitarão seu site antes de se sentar para uma refeição, não ter as informações mais atuais no site pode levar a uma experiência potencialmente inconsistente.
7. Implemente rigorosas verificações de qualidade
É fácil entrar numa rotina ao ser dono de restaurante. Dia após dia, seus convidados podem ficar felizes com a comida e o serviço que recebem, mas sua qualidade pode estar diminuindo lentamente ao longo do tempo sem ao menos você perceber.Por isso, estabeleça horários regulares em que todos os itens do menu sejam provados e verificados quanto à qualidade geral. Isso significa ter avaliações periódicas do menu, testes aleatórios de sabor ou mesmo enviar "agentes secretos" durante o horário de pico para dar feedback sobre suas experiências.Fique por dentro do blog do OneMenu para mais dicas para donos de restaurantes que farão seu negócio crescer!