Como gerenciar um restaurante: Guia rápido
Gerenciar um restaurante ou qualquer empresa pode parecer uma tarefa difícil. Temos que conhecer cada elemento, muitas vezes complicado, que influenciam o dia-a-dia. Para te ajudar, separamos algumas dicas imprescindíveis de como gerenciar um restaurante, baseadas nos insights da Rmagazine.
Dicas de como gerenciar um restaurante
Torne-se o guardião do sucesso
O gerente do restaurante é essencial para o sucesso de qualquer restaurante. Ele pode levar o negócio ao sucesso, ou até mesmo quebra-lo. Por isso, é necessário que ele realmente entenda o seu trabalho. A lista de tarefas dos gerentes de restaurantes é enorme, e pode parecer assustadora no começo. Mas com o estudo faz tudo ficar mais suave e fazer o restaurante funcionar com mais eficiência. Ou seja: economia!
Controle do staff
Seu trabalho como gerente de restaurante significa que você será responsável por entrevistar, contratar e, se for o caso, demitir. Isso inclui desde equipe da cozinha a até garçons, funcionários de zeladoria e manutenção. Juntamente com suas funções, você provavelmente será responsável pelas escalas e análises de desempenho. Por vezes, grandes restaurantes têm mais dificuldade em acompanhar todo o pessoal e suas tarefas diárias. Portanto, procedimentos de economia de tempo e trabalho devem ser implementados desde já para manter tudo funcionando como deveria.
Dica 1 de como gerenciar um restaurante
Graças à tecnologia, todos os aspectos do gerenciamento de equipe agora podem ser rastreados e manipulados digitalmente. Existe uma grande variedade de aplicativos e softwares disponíveis que podem resolver cada problema. Um dos programas mais usados é o Zip Schedules, da Hubworks - líder do setor em software de soluções de negócios. O uso do software Zip Schedules economiza tempo e dinheiro, ajudando seu estabelecimento a funcionar com mais eficiência por meio de atualizações em tempo real que acompanham todos os aspectos de seu restaurante e sua equipe.
Esforços de marketing e publicidade
Se o seu restaurante não tiver um especialista em marketing dedicado ou uma pessoa de mídia social, essas tarefas poderão recair sobre o gerente do restaurante. Pensar e criar anúncios impressos e digitais costumam ser o trabalho do gerente, assim como a implementação de ideias para promoções e eventos especiais projetados para atrair mais clientes.
Dica 2 de como gerenciar um restaurante
Se você está sem direção, faça um estudo de como os seus concorrentes se divulgam nas mídias sociais. Quais promoções que eles fazem? Embora você não deva copiar uma ideia, você pelo menos vai ter um “caminho” a seguir. Outra sugestão é se cadastrar em aplicativos que divulgam seu negócio – como o OneMenu.
Gerenciamento de finanças e contabilidade
Revisões diárias do que “entrou” geralmente são o trabalho do gerente, mas há muito mais o que fazer para manter as finanças sob controle. Apesar das outras tarefas não caírem sob responsabilidade do gerente, é bom ter, ao menos, conhecimento básico desses processos. Manter um controle detalhado de todos os assuntos financeiros vai além do orçamento de inventário e inclui coisas como salários, impostos e contas bancárias do estabelecimento também.
Dica 3 de como gerenciar um restaurante
Softwares de contabilidade facilitaram muito os aspectos financeiros do gerenciamento de restaurantes. Mesmo assim, a menos que você também seja formado em contabilidade ou contabilidade, talvez seja melhor contratar um especialista para grandes tarefas financeiras.
Liderando o Atendimento ao Cliente
Todos ouvimos o ditado "O cliente está sempre certo”. Ou seja: se concordamos ou não com a opinião do cliente, é melhor deixar parecer como se você concordasse. Uma crítica furiosa pode significar um desastre para um restaurante, especialmente um negócio sem ainda muitos clientes fiéis. Como gerente do restaurante, o atendimento ao cliente é sua responsabilidade. Isso significa que você será responsável por treinar a equipe sobre as boas práticas de atendimento ao cliente e sobre como lidar com quaisquer problemas que possam surgir.
Dica 4 de como gerenciar um restaurante
Nunca deixe um problema se resolver. Sempre lide com clientes insatisfeitos imediatamente, de preferência antes de sair do restaurante. Apresente um pedido de desculpas com uma refeição ou sobremesa gratuita ou cupons para uma futura visita. A Internet tornou mais fácil do que nunca os clientes expressarem seu descontentamento, mas isso não significa que você tenha afundado. Fique de olho nas resenhas do seu restaurante nas mídias sociais e em outros sites e, em seguida, esteja pronto para participar e oferecer publicamente um pedido de desculpas, um “mimo” e um sinal de agradecimento pelo feedback. Mesmo que esse cliente não aceite a oferta, outras pessoas que lerem os comentários verão seus esforços em melhorar.
Controle do estoque
Embora você não seja obrigado a fazer um inventário de todos os itens do restaurante, você será responsável por assinar todos os pedidos de reabastecimento. Isso inclui solicitações de inventário da cozinha, do front-end e da manutenção. Você precisará verificar essas solicitações em relação ao orçamento mensal para garantir que o restaurante permaneça no caminho certo.
Dica 5 de como gerenciar um restaurante
O inventário é outro aspecto do gerenciamento que foi trazido da idade das trevas das montanhas da papelada para a era digital. O software de rastreamento de inventário é parte integrante da administração de um restaurante eficiente e econômico. Com a ajuda da tecnologia, desapareceram os dias de estoque em excesso, estoque em excesso e excesso de orçamento.
Como você está gerenciando seu restaurante?
Com informação e estudo, gerenciar um negócio pode ser uma tarefa mais simples e suave. Isso vai garantir o sucesso do seu restaurante.Para mais dicas, fique de olho no blog do OneMenu.