Dicas para o site de um restaurante
Como em qualquer empresa moderna, os restaurantes devem ter um site. Mas como posso criar o site do meu restaurante de maneira que ele alcance o seu público-alvo e, enfim, rende $!Afinal, seu site é onde os clientes devem ter informações importantes sobre o restaurante: como menu e sistema de reservas. Ele também atuará como um ponto central para as atividades de marketing do seu restaurante.Nos inspiramos nos guias mais famosos de Marketing para Restaurantes e montamos uma pequena lista - simples e fácil - para quem está pensando: "como criar o site do meu restaurante? "
Dicas para o site de um restaurante: o que ele tem que ter?
Há coisas imprescindíveis que TODO site de um restaurante deve ter. Não adianta ter fotos lindas, se não tem menu. Nem ter o menu, se não há fotos...Por isso:
Ajuste o site ao público-alvo.
Inclua um menu.
Mostre imagens de alta qualidade.
Conte a história do seu restaurante (mais sobre isso abaixo).
Destaque a especialidade do seu restaurante.
Permita que os clientes reservem diretamente.
Coloque os contatos em evidência
Existem muitas plataformas por aí que podem ajudá-lo a criar um site: WordPress, BentoBox e SquareSpace são três opções populares.
Conte uma história sedutora
A concorrência na indústria de restaurantes pode ser intensa. A maioria dos estabelecimentos terá concorrentes próximos com uma proposta de valor semelhante.Contudo, utilizar a sua história - que é exclusiva da sua marca - pode ser uma excelente tática para ajudar seu restaurante a se destacar e a torná-lo memorável.Um ótimo exemplo disso é o restaurante indiano Dishoom. No Reino Unido, onde a Dishoom está sediado, há intensa concorrência no mercado de culinária indiana. Um relatório de 2017 sugeriu que esse número chegaria a 17.000 restaurantes nos próximos dez anos.Dishoom está contrariando essa tendência e abriu recentemente sua sétima localização. Parte da razão disso é sua forte história, que trata de prestar homenagem a um estilo antigo do café Bombaim chamado Irani. Segundo o site do restaurante, esse café era o lugar onde pessoas de todas as esferas da vida se reuniam para comer juntos e compartilhar experiências.Embora você possa contar sua história em seu site, este não é o único lugar em que é relevante. A história da sua marca será aplicada em todos os seus esforços de marketing.
Use seu site para gerar reservas
Muitos sites de restaurantes permitem que os clientes façam reservas. Ao facilitar ao máximo a reserva de clientes, é mais provável que eles façam isso. A automação do processo de reserva também libera a equipe que, caso contrário, precisaria gastar tempo atendendo o telefone para fazer reservas.Existem muitos restaurantes que aceitam reservas on-line. Outra opção é ter uma parceria com um aplicativo especializado, como o OneMenu.
Tenha um ótimo menu on-line
Comer fora é uma decisão de compra. Por esse motivo, certifique-se de fornecer aos clientes as informações necessárias para tomar uma decisão.Para restaurantes, isso significa carregar o menu no seu site, para que os clientes saibam o que esperar. Quando você fizer isso, torne-o atraente para os clientes. Considere adicionar fotos de alta qualidade tiradas por um fotógrafo profissional e adicionar descrições bem escritas para cada item.O mesmo vale para o cardápio do seu restaurante aqui no OneMenu.
Dicas para o site de um restaurante: o pilar do marketing digital
Não adianta fazer a melhor comida e ter o melhor ambiente se sua estratégia digital for falha. O ponto de partida é ter a seguinte máxima em mente "o site do meu restaurante será o melhor, terá todas as informações e facilitará a decisão de compra do meu cliente".